ENDEREÇO:
Porto Alegre / RS
ENTRE EM CONTATO:

(51)9.9898.9206

ÁREA DO ALUNO
Curso profissionalizante
Prema Om
Ayurveda para todos! Aulas ao vivo onde você estiver.
Data de Inicio
2021
Sab
AGO
14
Data de Término
2022
Seg
AGO
01
Hora Inicio e Término
08:30h - 17:00h
 
500 H
Carga Horária
Curso
Categoria
Semi-Presencial
Modalidade
SOBRE O CURSO

ESTRUTURA DO CURSO

  • 16 módulos em 12 meses de aulas ao vivo + aulas totalmente práticas em formato de imersão em um dos mais fántasticos retiros de Ayurveda já realizados no Brasil;
  • Aulas semanais com médicos Índianos e mentorias. Tudo ao vivo!

BIBLIOTECA VIRTUAL

  • Todos os volumes dos textos clássicos do Ayurveda - Astanga e Charaka em Português;
  • Guia dos alimentos com as características ayurvédicas ( Rasa, Virya, Vipaka e ação nos doshas);

MATERIAL DE APOIO

  • Práticas detalhadas de cada procedimento do curso;
  • Vídeo aula dos śloka comentados por professores;
  • Aulas extras gravadas com receitas e dicas imperdíveis; 

MENTORIA AO VIVO

  • Estudos semanais, conduzindo o aluno ao longo do curso.
  • Estudos do Astanga, leitura com tradução e interpretação da obra.  
  • Totalizando mais de 500 horas de curso.

  • 120 Horas dos módulos mensais.

  • 22  Horas dos módulos semanais. 

  • 160 horas de mentorias 

  • + 30 horas de vídeo aulas extras.

  • 15 horas com treinamento prático.

  • 180 horas de estudos On Demand.

  • 32 horas de aulas práticas. 

As praticas são realizadas em formato de intensivo realizados em quatro dias.

Todo material didático, incluindo apostila e vídeos estão disponíveis no portal do aluno (site).

Práticas supervisionadas a combinar com os alunos, (não obrigatório) despesas com material e supervisão não estão previstas no valor da mensalidade).

Haverá entrega de certificado com 85% de presença mínima exigida.

Confira alguns DEPOIMENTOS de alunos!
PROFESSORES
 
Drª Maria Estefânia Alves Áquila

É bacharel e licenciada em Ciências Biológicas e Pedagogia, Mestre em Botânica (UFRGS), Sua formação em yoga aconteceu através de diversos Cursos É professora certificada pela Krishnamacharya Healing and Yoga Fundation. Na Índia estudou Yoga e Yoga Terapia no Mandiran e Canto Védico no Vadavani, ambos em Chennai, Índia. Desde 1998 estuda Vedanta com a Profa. Glória Arieira. desde 2004 leciona no programa Itau Viver Mais. Fez formação de Terapeuta Ayurvedico no Prema Om, com especialização em Ayurveda pelo Arya Vaidya Academy, Coimbatore.

 
Fabio Goulart

Com onze anos consecutivos de viagens à Índia, é parceiro do Instituto Chakrapani Ayurveda Research Centre em Jaipur, onde especializou-se. Viaja através do Brasil ensinando Ayurveda e conduz grupos à Índia para imersão. O primeiro ocidental admitido para o curso de Shalya Tantra no Chauhan Ayurveda Hospital, escola para qual vaidyas de toda Índia vão se especializar. Recebeu uma homenagem na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro pelo trabalho desenvolvido com o Ayurveda enquanto PICS em um posto de saúde do estado.

 
Alexandre Thomaz

Neurocientista Graduação em Matemática e Ciências Naturais Neuropsicólogo e Psicanalista Clínico Psicopedagogo Terapeuta de família e casal Doutorado em Epistemologia Científica

 
Danilo Carneiro

Médico Homeopata, mestre e doutor em Ciências da Saúde (UFG/GO) , Especialista em Ayurveda /Índia, Diretor Técnico do Hospital de Medicina Alternativa do Estado de Góias; Autor dos livros: "Ayurveda, Saúde e Longevidade" e “Essência da Saúde – Plantas Medicinais e Alimentação”. Estuda ayurveda desde o começo da década de 80, um dos precursor do Ayurveda no Brasil.

 
Paritosh Bhatt (Aguardando confirmação).

Professor convidado. Médico Ayurvédico (Vaidya) pós graduado em Rasa Shastra. Ele está associado ao AVP, que oferece serviços de Educação, Pesquisa e práticas clínicas e farmacêuticas em Ayurveda e é reconhecido pelo Governo da Índia como um centro de pesquisas industriais e científicas. Ele pertence a uma tradicional família de Varanasi. Completou seu B.A.M.S. no prestigiado Sri Jayaendra Saraswathi Ayurveda College em Chennai e sua pós graduação no Ayurveda Mahavidyalaya em Hubli.

 
Erick schulz

Professor convidado Estudou o Santana Dharma, yoga e āyurveda no Brasil, Índia e Argentina se especializando nessa milenar arte e ciência, reconhecido em todo o Brasil e Exterior. certificados de Āyurveda, Arya Vaidya Shala, Cochin/Índia e no Arya Vaidya Pharmacy Training Academy, Coimbatore/Índia. Tem como seu mentor o Dr. Robert Svoboda, o primeiro Ocidental a se formar como Vaidya (médico ayurvédico) na Índia. Ministra aula de āyurveda em diversos estados do Brasil e no Chile. É diretor do Instituto de Cultura Hindu Naradeva Shala.

 
Karina Gomes

Cursa o BAMS - Bachelor of Ayurvedic, Medicine and Surgery na Gujarat Ayurved University, curso que forma o médico ayurvedico na Índia.


Fez inúmeras forrmações em Terapeuta Ayurveda e Yoga na Índia e residência em hospitais ayurvedicos indianos, atuando como coordenadora de programas de estudos de Ayurveda no Kerala (Sul da Índia) e tradutora, levando grupos para estudar na Índia.


Atualmente dedica-se a encorajar pessoas a encontrar harmonia no corpo,mente e sentidos, vivendo,aplicando e divulgando o Ayurveda e Yoga no mundo.

OBJETIVOS

Oferecer uma especialização e formação de cunho teórico-prático, embasada em metodologia acadêmico-científica da ciência milenar da Ayurveda;

Contribuir para a compreensão da natureza da consciência e da saúde integral;
Vivenciar técnicas terapêuticas eficazes;
Conscientizar profissionais para lidar com o indivíduo em sua totalidade de ser.

METODOLOGIA

Nosso método de trabalho visa uma abordagem teórica e prática permeada pela transdisciplinaridade, que leva o participante a experienciar a integração do ayurveda. O curso é constituído de 16 seminários/módulos online e ao vivo de um final de semana por mês, e um rico material didático para que o aluno possa estudar em sua residência. As aulas são constituídas com a intenção de criar espaços de reflexão, diálogo, criação e construção do conhecimento, criando assim um verdadeiro conceito ayurvédico em nossa vida.

PUBLICO-ALVO

Àqueles que queiram ampliar seus conhecimentos e práticas dentro de bases milenares de conhecimento naturais, possuindo assim através do Ayurveda um conhecimento integral em relação ao ser humano e suas relações com a natureza e com o todo. Todos são bem vindos!

Cronograma
Introdução do curso. História e filosofia Hindu

Apresentação do curso; Princípios básico do Ayurveda; Conceito; História do Ayurveda no Brasil; Apresentação do  Brihat Trayi- O grande trio e o Pequeno Trio -Laghu Trayi;   os oito ramos do ayurveda; Fundamentos históricos e filosóficos Estudo dos textos clássicos do ayurveda Caraka Samhita e Astanga Hrdayam;  Os cinco elementos; As características da mente - sattva, rajas e tamas; As ações  e  corpos sutis.

 

Ao final desta disciplina, o aluno deverá ser capaz de:

Compreender de onde vem o Ayurveda , quais os principais livros que estruturam todo o conhecimento e principalmente entender que o Ayurveda pode ser aplicado  com uma linha de raciocinio logico apartir do entendimento de gunas pancha mahabhutas e a fisiologia de cada individuo.

Panchamahabhutas e Doshas.

Os cinco elementos e seus atributos; Os cinco elementos e os órgãos dos sentidos (tanmatras); Os atributos básicos do conceito tridosha (os três bio tipos: Vata, Pitta e Kapha); Teoria dos três doshas; Os 20 atributos da natureza e os efeitos nos doshas (bio tipos); Prakruti (o bio tipo original).

 

Ao final desta disciplina, o aluno deverá ser capaz de:                                             

 

 

 

Compreender como é formado os Doshas a partir da combinação dos elementos, suas principais caracteristicas e como estruturar os primeiros raciocinios dos 20 atributos da natureza (gunas) e os efeitos nos doshas (bio tipos); Prakruti (o bio tipo original).        

Sub Doshas e Dinacharya

As subdivisões dos três doshas (subdoshas); Sua localização, controle das funções e sistema do corpo.

Rotina diária como manutenção e prevenção de desarmonias (doenças) do corpo físico e mental; Estilo de vida diurno e noturno; O ayurveda e as estações do ano; Equilíbrio dos Doshas nas estações; Estações de acúmulo; Agravamento e alívio dos Doshas; Seis Estações e seis Sabores.

 

    Ao final desta disciplina, o aluno deverá ser capaz de:                                                                          

 

 

Aplicar o dinacharya na sua propia vida, experienciando os seus proprios resultados.

Entender que cada Doṣa tem cinco sub-Doṣas, com atuação específica dentro da estrutura fisiológica. Além de afetarem e governarem as faculdades mentais e as emoções Compreender a relação da fisiologia humana e os desequilibrios (doenças) do organismo de acordo com a natureza e seus ciclos.

Compreensão das subdivisões dos doshas e a importancia da aplicação desse conhecimento no diagnostico ayurvédico.

Sete Dhatus

Os sete dhatus; Rasa, Rakta, Mamsa, Medas, Asthi, Majja e Shukra; Definição e formação dos Dhatus; Tecidos básicos do corpo Humano; Upadhatus (tecidos secundários); Conceito de Malas e Srotas.

 

   Ao final desta disciplina, o aluno deverá ser capaz de:                                                              

 

 

Entender o que são e que existem sete Dhātus primários, o propósito principal de cada dhātu e o elemento que o domina e o Doṣa que o governa.

Agni e Srotas

Srotas (sistemas de canais do organismo); Conceito e tipos de Srotas; Características e qualidades de Srotas; Gestão da viciação;  Sintomas de Srotas viciados;  Sintomas de dano aos srotas.

Agni e suas funções no corpo; os 4 estados de Agni;  Elevado (tikshna); Fraco (manda); Variável (vishama); Equilibrado (sama); Funções do Fogo Digestivo (Agni);  Processo de digestão.

    Ao final desta disciplina, o aluno deverá ser capaz de:                                                                 

 

 

Compreender que o conhecimento extensivo do srotas é necessário porque, o corpo inteiro é composto de milhões de substâncias. Quando há viciação ou bloqueio ocorrendo nestes sistemas de transporte do corpo ocorre estagnação de coisas indesejadas, esgotamento da nutrição e destruição de tecidos causando desequilíbrio corpo-mente. Estes desequilíbrios, por sua vez, levam a muitas doenças. Um terapeuta que conhece as substâncias, suas raízes de origem, seus pontos finais, os materiais que carregam, o tipo de deformidade, dano ou vício que ocorre neles fará melhores diagnósticos.

 

Ahara

Alimentação pela visão do ayurveda; Estudo dos Alimentos; Conceito de rasa, virya, vipaka e prabhava : Ação, os seis sabores, potencia energética, efeito pós-digestivo e ação específica; A importância da vitalidade do alimento; Os vários estágios da digestão pela visão do ayurveda; Combinação de alimentos; Habito desarmônicos; O efeito do alimento em cada doshas; Efeito mental dos alimentos; Uso terapêutico dos Condimentos.

  Ao final desta disciplina, o aluno deverá ser capaz de:                                                                   

 

 

compreender os princípios de Ahara identificando a alimentação como parte fundamental para aos tratamentos e manutenção da saúde, desenvolver programas alimentares de acordo com cada desequilíbrio e bio tipo seguindo o Ayurveda.

Pariksha

Descrição das avaliações em conformidade com os clássicos do  ayurveda. As causas das desarmonias físicas, mentais e energéticas; Processo da manifestação da desarmonia e os seus estágios; Trividha Pariksha as três categorias de examinação: Observação (darshana); Tato (sparshana); Interrogatório (Pashnana).  (métodos de examinação); diagnóstico pelo pulso, língua, urina, fezes, unhas, face, lábios e olhos.

   Ao final desta disciplina, o aluno deverá ser capaz de:                                                                

 

 

Reconhecer os processos tradicionais de avaliação conforme está descrito nos clássicos do ayurveda assim como as causas das desarmonias físicas, mentais e energéticas; Os  processo da manifestação das doenças e os seus  estágios.

A mente na visão do Ayurveda

Nesse módulo tudo que será estudado está descrito nos Vedas, este é um estudo fundamentado na visão  de uma cultura e filosofia que vem dos vedas, uma vez que o Ayurveda está contido nessa cultura.  Upanishads,Darshanas, e o  Ayurveda Shastras serão a base deste estudo.

   Ao final desta disciplina, o aluno deverá ser capaz de:                                                                   

 

 

Evidenciar a importância de manas (um aspecto da mente) para manter boa saúde, nesse modulo fica mais evidente a teoria da evolução do ayurveda e o entendendimento aos aspectos fundamentais da mente na visão do ayurveda.

Fitoterapia

A Forma de Preparação das Plantas; Potencial de Toxicidade da Planta; Intensidade de Ação da Planta; As Dosagens das Plantas Medicinais; Ghee (Manteiga Purificada); Ghee Medicado; Lepa; Xarope; Churna Antigripal; Churna Digestiva e Respiratória; Óleo medicado.

   Ao final desta disciplina, o aluno deverá ser capaz de:                                                             

 

 

Compreender que a fitoterapia Ayurvédica é composta de diversas preparações especiais, associadas a inúmeras combinações de plantas e outros produtos naturais dão origem a uma vasta gama de possibilidades no Ayurveda.

Kayachiktsa

Tratamentos do Ayurveda: Santarpana (Bhrmana); Apatarpana (langhana).

Linha de tratamento geral: Vata; Pitta; Kapha; Ojas; Manasika roga (doenças da mente); Daiva Vyapasraya  (cura espiritual).; Rasayana.

 

    Ao final desta disciplina, o aluno deverá ser capaz de:                                                               

 

 

Conhecer os seis estágios de uma doença, que incluem agravamento, acúmulo, transbordamento e realocação; Compreender segundo a visão do ayurveda o surgimento das desarmonias no corpo e na mente.

Conhecer os métodos de tratamento Através de estratégias terapêuticas do Ayurveda.

Saúde da Mulher pela visão do Ayurveda

As fases da vida de uma mulher:  Menstruação; Gravidez, Pós-gravidez; Menopausa.

Desarmonias:TPM; Acne; Ciclo irregular; Sintomas pré-menopausa; Ovário policístico.

 

   Ao final desta disciplina, o aluno deverá ser capaz de:

 

 

Compreender os ciclos da vida e de que existem dicas e tratamentos mais específicos, de acordo com a individualidade, a constituição e o modo de vida de cada mulher.

 

Beleza pela visão do Ayurveda

Conceito de Beleza - Rasayana; Doshas e a pele; Doenças da Pele/Dhatus; Tipos de doenças e tratamentos (da pele); Cabelo: doenças/ causas/ sintomas de desequilíbrios e tratamento; Unhas, mãos e pés: características, desequilíbrios e tratamento; Face: características, desequilíbrios e tratamento; olhos, nariz, boca e lábios: características, desequilíbrios e tratamentos; Purificação e desintoxicação - Amapachana; Higiene mental; Cosméticos ayuvérdicos naturais.

 

   Ao final desta disciplina, o aluno deverá ser capaz de:

 

 

Montar programas de beleza de acordo com o biotipo de cada pessoa, confeccionar os cosmeticos e promover os tratamentos ayurvédicos.

Compreender que Rasayana é um procedimento dentro dos ensinamentos  Ayurvérdicos que promove a saúde aumentando a energia vital, a imunidade e a longevidade. É um poderoso instrumento para promover a desintoxicação do corpo da mente e gerar vitalidade.

 

Praticas

Shirodhara, Nasya, Karna purana, Abhyanga e udwartna, Pindas, Bastis, Swedana.

 

     Ao final desta disciplina, o aluno deverá ser capaz de:

 

 

Montar programas terapeuticos de acordo com o biotipo de cada pessoa segundo a visão do ayurveda, para combater as desarmonias no corpo e na mente através de estratégias terapêuticas do Ayurveda.

 

 

Valores
 
Taxa de Inscrição
R$ 80,00
R$ 6.320,00
em até 16x R$ 395,00
 
Aviso: Devido à pandemia de COVID-19 estamos trabalhando em home office e atendendo apenas pelo Whatsapp (51 9 9898 9206) ou e-mail: ([email protected]).
Agradecemos a compreensão.
PREMAOM